segunda-feira, 9 de março de 2015

Aula - A promessa de Deus a Abraão

A promessa de Deus a Abraão

Objetivo da aula
Ensinar as crianças:
- Obedecer a Deus
- Ser amigo de Deus
- Ter confiança que Jesus sempre esta conosco
- Ter fé e acreditar em Deus.

Versículo biblíco: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
Gênesis 15:5


Hora da História :

Depois que Abrão resgata o seu sobrinho Ló volta para onde estava, passado algum tempo Deus fala com Abrão em visão (imagem 1) e Abrão pergunta a Deus sobre a promessa que lhe tinha feito porque já estava velho e não tinha filhos ainda. Deus então diz a Abrão: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar (imagens 2 e 3) ,assim será a tua descendência (explique para as crianças – parentes filhos todos os familiares gerados partir dele-  cite um exemplo fale para as  crianças que eles são descendência de seus avós e seus filhos serão seus descendentes).  Tão numerosa quanto as estrelas imaginem crianças vocês conseguiriam contar as estrelas do céu ou cada grão de areia da praia, pois é Abrão também não conseguiria, mas sabia que como as estrelas sua descendência seria muito numerosa (imagem 4). Pois foi o Senhor quem falou. E Abrão creu e naquele mesmo dia o Senhor fez uma aliança com Abrão, dizendo: tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates.
Depois que Deus fez a promessa a Abrão que a sua descendência herdaria aquela terra Saraí sendo estéril (pergunte para as crianças - o que é estéril? Depois explique que é a pessoa que não pode ter filhos) disse a Abrão: Eis que o Senhor tem me impedido de gerar (explique para as crianças o que é gerar- ter filhos, engravidar); entra , pois, a minha serva e ela te dará um filho. Abrão ouvindo sua mulher tomou a Agar ( uma serva egípcia que voltou com eles do Egito) achando que a promessa se cumpriria em sua vida . Agar veio então a engravidar (imagem 5), porém ela se começou a desprezar Saraí sua senhora por não poder gerar. Saraí sentindo-se desprezada , passou a maltrata Agar, quando então, Agar fugiu da sua senhora (imagem 6). Quando ela estava fugindo, estando ela aflita com aquela situação, o Anjo do Senhor a encontrou junto a uma fonte no deserto. Ele então fala para Agar voltar e se humilhar, que sua descendência seria numerosa. O Anjo do Senhor disse a Agar que o filho que ela teria  deveria se chamar Ismael porque Deus ouvira a sua aflição. Agar voltou  e assim nasceu o primeiro filho de Abrão, quando Abrão tinha 86 anos.(imagem 7).


Devemos sempre confiar em Deus e ouvir sua voz pois ele sabe o melhor  para nós.

Momento da atividade
Distribua os desenhos para as crianças colorir.
Fica a critério do professor fazer outro tipo de atividade ou dinâmica em sala .Sugestão de dinâmica vendar os olhos dos alunos e pedir outro para guiar  depois pergunte se ele teve medo ou confiou. Fale pra eles que Abrão confiou em Deus mesmo não sabendo pra onde iria e sempre obedeceu. E como Abrão devemos confiar em Deus e deixar Ele nos guiar só assim podemos descansar pois certamente Ele tem o melhor para nós.


Atenção professor! Os visuais serão colocados no notebook no dia da aula para que você possa ministrar sua aula.

Desde já agradecemos a colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário